Um conselho de Manuel Moreira para quem está a começar como Sommelier.
O primeiro conselho é perceber se é mesmo esta profissão que quer seguir. A profissão começa a ter alguma notoriedade, alguns colegas têm feito um trabalho notável, com visibilidade muito positiva nos meios de comunicação.
Muitos aspirantes podem cair na armadilha de achar que é muito cool, muito fixe ser Escanção. Deverão ter noção de que para atingir esse nível requer muitos anos de sacrifício, vontade férrea, e inteligência emocional. Também como conselho, diria que devem fortalecer relações humanas, desenvolver os chamados “soft skills” (ex: saber comunicar) compreender a atualidade, os novos conceitos de restauração, saber onde se encaixar. Não é o melhor escanção quem sabe muito de vinho, quem conhece muitos vinhos, ou tem afinidade com produtores ou quem ganha os concursos.
A compreensão do conceito de hospitalidade é algo obrigatório a adquirir. Saber trabalhar em grupo é fundamental. Nenhum restaurante ou negócio vive de um só indivíduo. Cada vez mais fundamental como atributo ter noções de gestão e estratégia.
Deve adquirir competências sobre produtos cada vez mais importantes na restauração e similares, por exemplo, cervejas, saké, café, chá, etc.
Muitos outros conselhos poderiam ser dados. Não procurem a fama. Procurem proporcionar a felicidade a quem vos visita e com quem trabalham. Continuamente!
Depois tudo pode acontecer.