Um conselho de Manuel Moreira para quem está a começar como Sommelier.

O primeiro conselho é perceber se é mesmo esta profissão que quer seguir. A profissão começa a ter alguma notoriedade, alguns colegas têm feito um trabalho notável, com visibilidade muito positiva nos meios de comunicação.

Wine Colors

Muitos aspirantes podem cair na armadilha de achar que é muito cool, muito fixe ser Escanção. Deverão ter noção de que para atingir esse nível requer muitos anos de sacrifício, vontade férrea, e inteligência emocional. Também como conselho, diria que devem fortalecer relações humanas, desenvolver os chamados “soft skills” (ex: saber comunicar) compreender a atualidade, os novos conceitos de restauração, saber onde se encaixar. Não é o melhor escanção quem sabe muito de vinho, quem conhece muitos vinhos, ou tem afinidade com produtores ou quem ganha os concursos.

A compreensão do conceito de hospitalidade é algo obrigatório a adquirir. Saber trabalhar em grupo é fundamental. Nenhum restaurante ou negócio vive de um só indivíduo. Cada vez mais fundamental como atributo ter noções de gestão e estratégia.

Deve adquirir competências sobre produtos cada vez mais importantes na restauração e similares, por exemplo, cervejas, saké, café, chá, etc.

Sake Sommelier

Muitos outros conselhos poderiam ser dados. Não procurem a fama. Procurem proporcionar a felicidade a quem vos visita e com quem trabalham. Continuamente!

Depois tudo pode acontecer.

Manuel Moreira

Sou Escanção / Sommelier com mais 20 anos de atividade, a paixão, a vontade de partilhar e entusiasmo, são as minhas motivações. Vencedor por 5 ocasiões do Concurso Nacional de Escanções, vice-campeão do mundo em 2008 (WSA) e no TOP 10 no concurso “Best Sommelier of Europe” pela ASI em 2008. Hoje em dia exerço como Consultor, Wine Educator, Wine Critic (Revista de Vinhos). Orador internacional sobre vinhos portugueses (Brasil, Angola, Holanda, França, Suécia, China, UK, Hong Kong, Macau, USA). Galardoado “Best Sommelier in Portugal 2009” pela Wine Business International, “Sommelier of the year 2005” pela Academia Internacional de Gastronomia e “Sommelier of the Year” 2003, pela Revista de Vinhos. Estudante no Instituto Masters of Wine em 2013.

https://www.wine2help.com/manuelmoreirasommelier
Anterior
Anterior

The Wine Show em Portugal - Da Quinta do Noval para o Mundo.

Próximo
Próximo

Vinho e Vendas Online. Onde vende os seus Vinhos Online?