3 Formas de Vender mais Vinho no On Trade e Off Trade.

Na continuação do Wine2help responde da semana passada, apresentamos 3 Formas de Vender mais Vinho para o Canal Horeca – ON TRADE e 3 formas de Vender mais Vinho para o Off Trade.

Para vender mais no Canal Horeca:

1 – Vendas os seus Vinhos nos Restaurantes certos para os seus Vinhos. Parece óbvio e ao mesmo tempo estranho. Quais são os Restaurantes certos para os meus Vinhos? Analise em que perfil de Restaurante se encaixam os seus Vinhos: Preço / Tipo de Cozinha / Carta de Vinhos / Sommelier Não gaste recursos em Restaurantes que não poderão comprar os seus Vinhos ou que não encaixam no seu perfil.

2 – Ofereça vantagens competitivas, posicione-se como um parceiro de negócios e não apenas como um Produtor de Vinho. Preocupações comuns dos clientes de Restauração, são a velocidade das entregas e se há comunicação de stocks. Ofereça ao seu cliente formação dos Vinhos. Certifique-se que os seus Vinhos são consistentes em qualidade de ano para ano, assim como as rolhas e rótulos. Crie acções conjuntas como jantares vínicos, degustações, se o Restaurante vê os clientes a consumirem o Vinho, só vai incentivar mais compras. Posicionar-se como um parceiro, vai-lhe trazer muitas vantagens a médio, longo prazo construindo relações.

3 – Apoie os seus parceiros com acções conjuntas de Marketing. Promova os seus parceiros nas suas Redes Sociais. Crie ações que promovam o consumo dos seus Vinhos nos seus parceiros

Para vender mais no Off Trade:

1 – Encare o cliente como um parceiro de negócios. Sobretudo quando se fala de Grandes Redes é habitual que não se veja o cliente como um parceiro de negócios, mas mais como um “mal necessário” para escoar o produto. As empresas que têm tido uma atitude diferente e têm conseguido compreender a forma de potenciar as ações propostas pelos parceiros têm tido resultados muito mais interessantes. A fórmula é começar a tentar sentar-se do mesmo lado da mesa e olhar para o que é proposto como uma oportunidade e não como uma obrigação: Degustações, Promoções, Eventos, Folhetos, etc podem ser oportunidades para vender mais e melhorar o posicionamento do Vinho no parceiro.

2 – Forneça informação correta e atualizada, desde fotografias a fichas técnicas , prémios, tenha esta informação atualizada no seu site, numa pasta partilhada ou no formato que for mais funcional. Muitos parceiros, debatem-se com esta dificuldade, não conseguem promover os Vinhos corretamente porque não têm informação fidedigna.

3 – Crie campanhas de ponto de venda, com prova, dinâmicas, merchandising, fidelização e utilize as redes sociais e sites para promover estas campanhas nos seus parceiros. Estas ações podem ser adequadas a qualquer tamanho de parceiro, seja uma garrafeira ou um hipermercado, é preciso pensar no tipo de produtos que se vai levar, no perfil de quem vai apresentar e no tempo que o cliente pode dedicar a provar.

Não resisto a uma dica final, não coloque pessoas que nada sabem sobre o produto a fazer degustações, mais do que valorizar o seu produto, só vai desvalorizar.

Se tiver perguntas, sugestões, envie.

Boas vendas!

[email protected] www.wine2help.com

Partilhar:

More Posts

Envie-nos uma mensagem