Qual o grau de envolvimento do consumidor no processo de compra do Vinho?

Nível de conhecimento do vinho (1).png

Qual o grau de envolvimento do consumidor na compra de Vinho?

Envolvimento, leia-se investimento, em tempo, interesse, desejo de conhecimento, paixão, participação em eventos, estudo, visitas a sites – atividades do processo de compra, antes de finalizar. Falamos da aquisição de vinhos de gama média/alta, mas não de vinhos de elevado preço.

Para alguns a compra, é porque é normal comprar vinho, mas não têm prazer em pesquisar, saber mais, fazem-no apenas porque tem de ser. Outros comprar de forma rotineira, para consumo regular. Para outros é fundamental encontrar um bom negócio – uma promoção. Comparam vinhos e preços utilizando modelos mais ou menos complexos.

Outros passam tempo nos corredores de vinho, com todo o prazer, demoram-se para aprender mais sobre este produto complexo.

Estes comportamentos observados no mundo offline, repetem-se no mundo online.

E há ainda uma categoria que têm vindo a crescer cada vez mais, que deseja conhecer outros consumidores, partilhar experiências e conhecimento com os especialistas. Estes consumidores procuram o retalho especializado, como as garrafeiras. Frequentam eventos vínicos, feiras, provas. Fazem enoturismo, gostam de ler publicações especializadas, fazem parte de clubes de vinho e programas de fidelização.

Como é que os produtores podem responder a estas diferentes expectativas e diferenciar os seus produtos para cada um destes grupos?

Vamos dar algumas respostas no próximo post, mas gostávamos de ouvir a sua opinião nos comentários.

unsplash-image-IRqjAsYU0B4.jpg

Bibliografia:

Mora, Pierre – Wine Positioning. 2016.

Partilhar:

More Posts

Envie-nos uma mensagem