Qual a importância das Redes Sociais para as Empresas e Profissionais do Vinho?

Hoje mais de metade do mundo está nas Redes Sociais, toda a gente tem direito a uma voz, comunica com a sua rede e com o mundo.

A imagem e experiência de um consumidor normal ao provar um Vinho, pode chegar (e muitas vezes chega) a alguém do outro lado do mundo, em tempo real.

Segundo um estudo da Wine Intelligence em 2021, na maior parte dos países, o factor nº 1 que os consumidores levam em conta na escolha do Vinho, é a opinião da família, amigos e colegas. 

A minha pergunta é, como nos comunicamos hoje com a nossa família, amigos e colegas quando não estamos juntos fisicamente? Certamente não é por carta e cada vez menos por telefone.

É através das redes sociais, já não é o futuro, é o presente.

Então se a maior parte das pessoas comunica nas redes sociais, onde devem as marcas estar presentes, e comunicar também?

Mas não basta estar presente e ir postando umas coisitas.

É preciso criar uma estratégia, com objetivos, métricas e recursos envolvidos.

Para não me alongar muito, vou deixar 6 dicas para a presença de Empresas e Profissionais de Vinhos nas Redes Sociais.

  • Ao escolher as redes sociais e o tom de comunicação que vai ter, pense bem no seu público alvo.

  • Crie uma estratégia, com objectivos e um calendário de postagens.

  • Seja Social, é uma rede social, não vale muito postar garrafas e mesmo imagens bonitas, mas depois não responder às mensagens, não interagir, não ser Social.

  • Utilize formatos de vídeo, que hoje são claramente os que têm mais impacto.

  • O impacto orgânico das redes sociais é cada vez menor, pelo que a utilização de publicidade paga é uma ferramenta muito importante para as empresas.

  • Não use as redes como um outdoor, seja criativo, humano, genuíno… partilhe o que acontece e não só imagens de garrafas

Há muitas outras ideias e conselhos para ser bem sucedido nas redes sociais, esta é só uma parte.

Para finalizar, é fundamental para as empresas estarem nas Redes Sociais com objectivos bem definidos e preferencialmente com “Calls to Action” para o seu site ou landing page, para levarem a audiência a uma acção concreta.

As empresas têm uma oportunidade única para conhecer o seu público e interagir com ele.

Para os profissionais de vinho, as redes sociais são também uma excelente oportunidade, para conhecer o público, recolher informação, partilhar informação, criar uma autoridade digital como especialista na área. 

E claro para quem está nas vendas, é uma excelente ferramenta de comunicação, prospecção e até qualificação. 

Sim, isto é tudo muito giro, mas não sei por onde começar. Comece por falar comigo e agendar uma sessão de consultoria gratuita.

#wine2help #winesocialmedia #vinho #wine #vinhoinstagram 

Partilhar:

More Posts

Envie-nos uma mensagem