6 Estratégias Simples para vender mais Vinho.

“O Vinho só está vendido quando o nosso cliente o vendeu.”

Foi algo que o meu Pai me disse e eu já o repeti muitas vezes, primeiro para mim, depois para os alunos que vou tendo a sorte de ajudar a formar.

E é realmente verdade, se somos Produtor, Importador, Distribuidor ou outro intermediário, queremos vender ao nosso cliente directo, mas queremos que ele nos volte a comprar, e o mais rápido possível. Então temos de pensar como o vamos ajudar a vender o produto.

Enviar um contentor, um camião, uma pallete e depois ligar dali a uns tempos, a saber se precisa de mais produto, está totalmente ultrapassado.

É importante criar uma estratégia para ajudar cada um dos nossos clientes a vender o nosso produto. Como criar uma estratégia envolve vários factores, desde o produto ao mercado. Deixo algumas ideias, simples e que provavelmente já conhece, mas que eventualmente não tem posto em prática.

Existem várias formas de ajudar um parceiro a vender mais.

Começa logo pela informação que é partilhada sobre os produtos e o mercado.

Elementos chave são a formação que é dada às equipas de vendas, desde o Importador, ao Distribuidor, à Garrafeira, ao Supermercado, ao Restaurante ou Wine Bar. Se existe gente a vender, deve ser formada, de forma adequada ao seu conhecimento claro.

Mas vamos a  mais algumas ideias simples:

  • Displays para colocar na mesa ou PDV. Com explicação simples e imagem atraente.

  • Topos nas grandes superfícies. Claro que nem todas as empresas podem fazer este investimento, mas talvez não na grande superfície, mas um destaque na Garrafeira do Bairro seja possível.

  • As caixas são uma oportunidade para comunicar a marca em vários momentos a várias pessoas. Uma caixa sem imagem ou feia, é uma oportunidade de marketing deitada fora.

  • Wine flight – Esta é uma dupla recomendação, que pode servir para as marcas, mas serve definitivamente para os Wine Bars, Garrafeiras que podem servir e Restaurantes. Porquê vender um Vinho, quando se pode vender uma viagem, uma experiência e vender 3,4,5 Vinhos? Uma marca pode criar uma viagem pelo seu portfólio, por regiões, etc…. Todos ganham, o cliente que fica a conhecer e prova mais vinhos. O Produtor que divulga e vende mais vinhos e o PDV.

  • Sell Out Digital – O que é isto de sell out digital? Não sei se existe o termo, mas foi a forma que encontrei de mostrar uma forma do fornecedor ajudar o cliente a vender. No caso um Produtor anunciou nas suas redes sociais o seu produto, e o PDV é a loja online do cliente.

Há muito mais formas de ajudar os nossos clientes a venderem mais. Esta é a minha, partilhar conteúdo e conhecimento.

Se gostou partilhe.

#wine2help #vendermaisvinho

Partilhar:

More Posts

Envie-nos uma mensagem